Release

ESPM realiza curso para estruturar e viabilizar ideias inovadoras

Criar um novo negócio usando ferramentas como Business Model Canvas, Customer Development e Lean Startup  é  tema de curso superintensivo na ESPM

Como uma pequena empresa, como o WhatsApp, consegue em pouco mais de um ano fazer um negócio de mais de um bilhão de dólares? Em busca dessa resposta, empreendedores e grandes companhias estão buscando criar “startups”, ou seja – pequenas equipes, multidisciplinares, que atuam com autonomia para criar e validar novos modelos de negócios. “Essa é uma tendência, pois usando as novas metodologias de gestão de negócios é possível ter resultados muito mais relevantes e em menor tempo do que os antigos departamentos de pesquisa e desenvolvimento”  explica o professor Marcelo Pimenta, criador do “Laboratório de Startups”, curso do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM – CIC ESPM.  

O programa tem o apoio de duas das principais instituições brasileiras ligadas ao tema das startups: ABStartups (Associação Brasileira de Startups) e o site Startupi (principal veículo de mídia sobre o assunto). Voltado para aqueles responsáveis em criar novos negócios (seja dentro de empresas já existentes, seja para criar novas empresas), o curso acontece na modalidade superintensiva, ou seja, em 16 horas/aula, divididas em dois dias. O participante vai aprender os maiores desafios de uma empresa que está começando a partir de uma imersão no ecossistema destartups brasileiras e internacionais. Todos os alunos que se sentirem preparados e forem considerados aptos, poderão apresentar seus pitchs para uma banca que será realizada no evento Circuito Startup Sampa, em data a ser confirmada, no mês de novembro, em São Paulo – http://www.circuitostartup.com/

Já foram realizadas quatro turmas que conheceram ferramentas e metodologias que ajudam na criação de startups, desenvolvimento de clientes, validação de hipóteses e outros temas que envolvem o caminho do empreendedorismo. Destas turmas, surgiram empresas que já validaram o seu modelo de negócio e estão vendendo no mercado.

O curso é ministrado e organizado por Marcelo Pimenta, professor da Pós-graduação da ESPM, profissional de marketing, consultor e empresário com 20 anos de experiência, tendo sido um dos pioneiros do empreendedorismo digital no Brasil, Sócio fundador da Conectt S/A e líder de equipe do Laboratorium – Projetos Inovadores. É o curador de empreendedorismo da Campus Party, coordenador do livro Ferramentas Visuais para Estrategistas e blogueiro do Blog do Empreendedor do Estadão.

O corpo docente ainda é formado também pelos professores convidados Diego Remus (Startupi), Gustavo Santi (E-Commerce Brasil), Nei Grando e Guilherme Junqueira (ABStartups). Remus foi apontado como o criador do “TechCrunch” brasileiro. O Startupi é o primeiro e mais importante blog no País voltado para o mercado de startups. Junqueira é diretor-executivo da ABS e CIO na Jera, que desenvolve aplicativos mobile e possui em seu portfólio aplicativos como TecnoNutri, FutPub e FunSounds. Já Gustavo Santi, que é sócio do Laboratorium, também é curador da Virada Empreendedora e gestor de conteúdo do E-Commerce Brasil, maior projeto voltado para o comércio eletrônico brasileiro. Nei Grando, que fez graduação em processamento de dados e tem MBA em Administração, organizou o livro “Empreendedorismo Inovador – Como Criar Startups de Tecnologia no Brasil”, é consultor em estratégia e modelagem de negócios, gestão do conhecimento e tecnologia da informação, e mantém o Blog do Nei, espaço em que fomenta os temas de inovação, startups, mídia social e assuntos afins.

As inscrições vão até o dia 23/10 de 2014. pelo link http://www2.espm.br/cursos/espm-sao-paulo/laboratorio-de-startups-super-intensivoe as aulas acontecem nos dias 24 de outubro, das 9h às 19h e 25 de outubro, das 9h às 17h. As vagas são limitadas.

Informações Laboratório de Startups – Extensivo
Inscrições: até 23/10/2014 – vagas limitadas
Período de realização: 24 e 25 de outubro (sexta e sábado).
Horário: sexta-feira das 9h às 19h e sábado das 9h às 17h.
Local: ESPM – R. Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Como se inscrever: pelo link   http://www2.espm.br/cursos/espm-sao-paulo/laboratorio-de-startups-super-intensivo
Outras informações:  centralinfo@espm.br ou (11) 5085-4600

Material de divulgação produzido pelo Laboratorium (11) 3151-3214

Startupi – www.startupi.com.br
ABStartups – www.abstartups.com.br

 

Sobre a ESPM

Fundada em 1951 com o nome Escola de Propaganda do MASP e sob o slogan ‘Ensina quem faz’, a ESPM tinha como filosofia, mantida até hoje, reunir profissionais do mercado para ministrar seu curso, associando a prática com a teoria. Em pouco tempo já era reconhecida como uma das principais instituições de ensino do País.

A partir de 1974, deu início à sua expansão, inaugurando a ESPM Rio, no Rio de Janeiro. Em 1978 viriam os cursos de pós-graduação e, em 1985, inaugurou a ESPM Sul, em Porto Alegre. Considerada um centro de excelência no ensino de Comunicação, Marketing e Gestão, a oferta de novos cursos de graduação era o caminho natural a ser seguido. E desta forma, a ESPM ampliou seu portfólio: Administração (1991); Design (2004); Relações Internacionais (2006); Jornalismo (2011); e Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão (2014), que oferece um currículo de disciplinas pioneiro no Brasil. O início do século XXI também ficou marcado pela introdução dos programas de mestrado e doutorado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s